Muito se fala sobre quais competências serão fundamentais para que o profissional possa se dar bem no mercado de trabalho nos próximos anos. Porém, antes é importante entender sobre HARD SKILLS e SOFT SKILLS.
???? Hard skills: São competências técnicas, que passam por um processo de aprendizado através de cursos, treinamentos, como: idiomas, ensino superior, habilidade em vendas, entre outras.
???? Soft skills: São as competências comportamentais relacionadas com o outro e que estão voltadas ao autoconhecimento ,como: paciência, flexibilidade, comunicação, motivação, ética, trabalho em equipe e tomada de decisões.
Dessa forma, o futuro espera e vai exigir do profissional muito mais do que simplesmente ser tecnicamente bom em algo. Será necessário que saiba lidar com suas relações interpessoais, resolver problemas e ter boas tomadas de decisões.
Abaixo algumas das competências a serem adquiridas para ter um futuro promissor:
???? Resolução de problemas;
???? Pensamento crítico;
???? Criatividade;
???? Gestão de Pessoas;
???? Inteligência Emocional;
???? Orientação para Servir/ Colaboração;
???? Flexibilidade Cognitiva / Dois lados saiam vencedores;
???? Coordenação com os outros/ Troca;
???? Julgamento/ Tomada de Decisões e
???? Negociação